quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tofu à Brás com enchido de seitan


Este é um prato banal que se faz quando não há muito tempo e a família chega esfomeada para jantar. Trata-se de uma adaptação vegan do tradicional bacalhau à brás uma vez que não leva nem o dito cujo (bacalhau) nem os ovos.
Aproveitei os dois blocos de tofu feitos por mim a partir de leite de soja (também feito em casa).

Ingredientes
400 g de tofu (feito em casa)
300g de batata palha (ligeiramente frita na actifry)
2 dentes de alho grandes
1 cebola grande
3 c. de sopa de azeite
1 molho de salsa
azeitonas pretas q.b.
2 c. de sopa de levedura de cerveja
1 c. de chá de açafrão
sumo de 1/2 limão
sal, pimenta q.b.

enchido de seitan (salteado à parte na frigideira) para acompanhar
Levar a cebola e o alho picados a refogar no azeite com o lume brando. Uso sempre um Wok porque salteia os alimentos mais uniformemente. Adicionar as batatas e deixar amolecer um pouco. Juntar o Tofu cortado em tiras (previamente temperado com sumo de limão, sal e uma pitada de gengibre) , o açafrão e a levedura de cerveja e envolver tudo muito bem. No final adicionar salsa picada e azeitonas pretas.
Retirei a pele ao enchido de seitan, cortei às rodelas e salteei na frigideira cerca de 5 min.

Seitan gratinado com alho francês


Este prato costuma ser bastante apreciado mesmo pelos não-vegetarianos mais renitentes sendo, por isso, uma boa opção para os convencer de que a alimentação vegetarina não tem que ser forçosamente sensaborona.
Pode acompanhar-se com cenoura ralada e passas.

INGREDIENTES
1 cebola
1 alho francês
300 g de seitan
250 g de cogumelos
1 colh. de sopa de azeite
2 batatas doces médias (cortadas às rodelas e cozidas)
1 colh. de sopa de farinha maizena
1 colh. de sopa de margarina vegetal
2 cháv. de leite de soja
1 colh. de chá de gengibre ralado
sumo de 1/2 limão
250 ml de natas de soja
sal, pimenta e noz moscada qb
pinhões para enfeitar

Refogar a cebola no azeite, juntar o alho francês cortado às rodelas e deixar amolecer. Juntar o seitan cortado às tiras e os cogumelos, temperar com sal, pimenta e o gengibre e deixar apurar. Enquanto isso juntar a margarina, a maizena, o leite de soja, o sumo de limão, sal pimenta e noz moscada e levar ao lume num tacho até engrossar para fazer o béchamel (eu fiz na bimby programando 8min/temp.90º/vel4).
Adicionar as batatas (quem preferir pode substituir por batatas fritas palha) ao refogado, envolver e adicionar as natas. Deitar esta mistura num pirex ou refractário ligeiramente untado e cobrir com o béchamel. Espalhar pinhões por cima.

Cocada de seitan com batata doce


Esta receita tanto pode servir a ovo-vegetarianos como a vegans bastante para isso, neste último caso não enfeitar o gratinado com ovo cozido.
Fiz questão de usar estes ovos em especial porque vieram directamente do campo de galinhas criadas ao ar livre e isso nota-se pela côr das gemas...
Aprecio especialmente este tipo de pratos que podem ser adaptadas "à vontade do freguês".

INGREDIENTES
(as quantidades utilizadas neste caso... dão para 4 pessoas, acompanhado de uma boa salada ou legumes salteados)
.1 batata doce "King size" (mesmo)
.1 cebola média
.3 c. de sopa de côco ralado
.1 e 1/2 cháv. de leite de soja ( in natura)
.1/2 lata de tomate pelado pequena
.1/2 pimento vermelho
. 200 g de seitan (cortado em tiras pequenas)
. 2 c. de sopa de molho de soja
.2 c. de sopa de azeite
.1/2 pacote de natas de soja
. 2 dentes de alho
.salsa q.b
. azeitonas pretas e 1 ovo cozido para enfeitar
. sal marinho q.b
. sumo de limão q.b

Cortei o seitan às fatias e depois às tiras e temperei com o molho de soja, o alho picado e um pouco de sumo de limão (deixei a absorver o sabor molho cerca de 30 min. mas não é imprescindível porque o sabor final pode ser apurado depois, no decurso da realização do prato). Depois de descascar e lavar a batata doce (a quantidade que aqui indiquei pode aer aumentada, pessoalmente não gosto muito de atulhar as receitas com batata) cortei-a às rodelas (não muito finas) e levei a cozer em água com um pouco de sal. Depois de escorridas coloquei-as no fundo do pirex.

Cozinhei as cebolas (cortadas às rodelas) no azeitel até amolecerem e fui juntando, progressivamente e por esta ordem, o tomate desfeito, o pimento cortado às tiras, o seitan (escorrido), o côco, o leite e deixei apurar (verificar se é necessário juntar mais sal.


No fim acrescentei as natas de soja e a salsa picada, envolvendo bem. Deitei esta mistura por cima das batatas e levei ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 min.

Decorei com azeitonas pretas e ovo cozido.

Ratatouille de soja, castanhas e linhaça com quinoa vermelha


Como este guisado de soja reúne o consenso de todos cá em casa costumo fazê-lo com frequência alterando apenas os acompanhamentos.

INGREDIENTES
1 cháv. almoçadeira de soja (em nacos)
1 beringela(cortada em palitos ou cubos)
1 courgete (cortada em palitos os cubos)
1/2 pimento vermelho cortado às tiras
tomate pelado (fresco ou em lata)
1 cebola
azeite
gengibre (fresco ou em pó)
1 caldo de legumes
1 cháv. de castanhas descascadas (podem ser das congeladas)
4 dentes de alho esmagados
4 c. de sopa de sementes de linhaça
azeite
sal q.b

Levar os nacos de soja a ferver cerca de 10 min. com água e o caldo de legumes. Escorrer e reservar os nacos assim como o caldo onde estes hidrataram.
Levar a cebola picada a amolecer ligeiramente num Wok (ou frigideira grande) com duas c. de sopa de azeite. Juntar o tomate pelado, a soja e temperar com o gengibre em pó e o alho. Envolver bem e adicionar, por esta ordem, o pimento, a beringela e a courgete. Adicionar o caldo reservado. Cerca de 10 min. depois juntar as castanhas e deixar cozinhar até estas deixarem de saber a cru. No final juntar as sementes de linhaça deixando-as ferver um pouco no caldo.

Desta vez acompanhei este prato com quinoa vermelha. Lavei muito bem num passador de rede até a água sair sem cor. Escorri e levei a cozer por 12 min. no dobro da água, com sal.
Para além do inquestionável valor nutricional a quinoa tem uma textura muito sui generis quando se mastiga porque mesmo depois de cozinhada mantém-se estaladiça.Não hesitem em experimentar.
Podia citar milhares de razões vou fazer apenas um resumo das minhas:
.Fornece proteínas equilibradas porque contém 16 aminoácidos (dos que não são produzidos pelo corpo humano) substituindo perfeitamente o consumo da carne vermelha;
.fornece potássio, magnésio, zinco e ferro e vitaminas B1,B2, B3, D e E;
.é proveniente da agricultura biológica;
. tem "pedigree" (...) dado que é cultivada no Andes há 8 mil anos...e existem cerca de 2000 exemplares.
. logo é o céu dos vegetarianos...e não só

Sopa de castanhas e cogumelos


Gosto de comer todo o tipo de sopas de preferência evitando as mais "normais" porque seria um desperdício não aproveitar a hipótese que a natureza nos dá de combinarmos uma tão grande variedade de ingredientes disponíveis em cada estação do ano. Esta é um exemplo disso e sabe muito bem ao jantar bem quente ...

INGREDIENTES

. 500 g de castanhas
. 200 g de cogumelos frescos (usei os mais comuns)
.1/2 cháv. de cogumelos secos (trompeta negra)
. 1 cebola
.2 dentes de alho
.1 caldo de legumes
. 1 colh. de sopa de azeite
.1 colh. de sobrem. de manteiga vegetal
.1 colh. de sopa de cebolinho picada
.sal e pimenta qb


Cozi as castanhas (usei das congeladas) cerca de 10 min. Laminei os cogumelos frescos e guardei alguns para guarnecer. Piquei a cebola e o alho na vel.5 /3 segs acrescentei o azeite e salteei 3 mi/varoma /vel.2. Juntei os cogumelos laminados e os secos (previamente hidratados em água quente cerca de 10 min. e fervidos ao lume mais 5 min.). Programei mais 8 min./100º/vel.2. Depois acrescentei as castanhas e a água na qual cozeram e programei mais 8 min/100º/vel.2. Findo esse tempo triturei na vel.7 (não deixei ficar em creme muito fino porque gosto de sentir alguns bocadinhos de castanhas. Pode acrescentar-se mais água conforme se goste da sopa mais ou menos líquida rectificando os temperos.
Retirei do copo para uma terrina e juntei os cogumelos reservados e salteados na manteiga e o cebolinho picado.

Esta sopa pode guardar-se 3 dias no frigorífico e 1 mês no congelador (sem a guarnição) . Na altura que fôr utilizada aquece-se e podem juntar-se natas e a guarnição referida.

Panquecas de chocolate com frutos vermelhos


Ingredientes:

Massa
1 ½ chávena e meia de chá de leite
2 ovos
1 chávena de chá de farinha de trigo com fermento
½ chávena de chá de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar

Recheio
½ chávena de chá de açúcar
300g de morangos picados
300g de framboesa
300g de cerejas frescas picadas

Cobertura calda das frutas
2 colheres de sopa de rum
1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento

Para decorar
Folhas de hortelã

Modo de fazer

Massa:
Bata no liquidificador o leite, os ovos, a farinha com fermento, o chocolate em pó e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Aqueça uma frigideira com 16cm de diâmetro, unte e coloque uma porção da massa (suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira). Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e continue a operação até terminar a massa.

Recheio:
Reserve duas frutas de cada para decorar. Numa panela, coloque o açúcar e o resto das frutas e leve ao fogo médio. Cozinhe por cerca de 7 minutos ou até as frutas ficarem macias. Escorra e reserve a calda separadamente – deverá sobrar ½ chávena de chá de calda. Coloque um pouco de recheio em cada panqueca e enrole. Reserve em lugar aquecido.

Cobertura:
Numa panela, misture a calda das frutas, a farinha com fermento e o rum. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até encorpar. Arrume as panquecas num prato, cubra com a calda e decore com frutas. Sirva em seguida.

Dica:
Sirva quente e acompanhadas com gelado de noz.

Sopa de alho francês com maçã

Ingredientes:
5 Talos de alho francês lavados e cortados às rodelas finas
3 colheres de sopa de azeite
3 maçãs encarnadas
1 cebola pequena
1,250 Lt de caldo de legumes
100 ml de vinho branco
1 colher de chá de raspas de limão
Sal
Noz moscada ralada

Tempo de preparação: Aproximadamente 1 Hora.
Rendimento: 10 porções
Bom para congelamento

Modo de preparação:
Corte fora as pontas dos talos, corte-os às rodelas finas e lave bem. Reserve.
Enquanto isso, numa chaleira, ferva 1,250 Lt. de água e coloque alguns legumes a gosto.
Descasque as maçãs, retire os miolos e fatie-as finamente. Vá colocando numa tigela com água e gotas de limão para não escurecer.
Pique a cebola, e numa panela refogue no azeite até ficar transparente.
Em seguida refogue o alho francês até ficar transparente, mas ainda verdinho. (Não dourar) Acrescente o vinho e deixe evaporar. Adicione as raspas de limão.
Despeje o caldo de legumes, tampe e deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos. (Tudo deverá estar bem macio). Acerte o sal.
Despeje em três porções em um processador, e bata por alguns segundos. Deverá conter pedacinhos; não é uma sopa cremosa. Se utilizar o liquidificar, divida em quatro porções para melhor bater.
Sirva com noz-moscada ralada na hora. E cebolinhas picadas. Pode acompanhar com torradas de manjericão, orégãos, azeite extra-virgem e um pedacinho de tomate, regado com azeite.

Adaptado daqui: Rainhas do Lar


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tartelete cremosa de chocolate

Massa
210 g de farinha de trigo
30 g de cacau
50 g de açúcar
1 pitada de sal
120 g de manteiga 1/3 xícara (chá) de café frio

Recheio
750 g de chocolate meio amargo
60 g de manteiga
210 g de açúcar
1/3 xícara (chá) de leite
1/3 de xícara (chá) de rum
5 ovos

Modo de fazer
Passo 1
Numa tigela, misture a farinha, o cacau, o açúcar e o sal. No processador, bata a manteiga até virar uma farofa. Junte a mistura e, aos poucos, acrescente o café
Passo 2
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo e forre 16 forminhas de 10 centímetros de diâmetro. Leve ao forno por cinco minutos
Passo 3
Derreta o chocolate meio amargo com a manteiga em uma panela em banho-maria. Deixe como um creme bem liso. Resfrie. Reserve
Passo 4
Bata os ovos com o açúcar e junte o chocolate com os demais ingredientes. Misture até ficar liso, distribua nas forminhas e leve ao forno por oito minutos

Rendimento
16 porções

Dicas
O café tem de ser bem concentrado. Duas colheres (chá) bem cheias de pó de café solúvel para 80 ml de água. Como pode haver variações nas temperaturas dos fornos, verifique se, por cima do recheio, já se formou uma casquinha (de aparência rachada) para saber se a sobremesa está no ponto

Receita de Dânio Braga

Lentilhas com vinho tinto


Ingredientes:

400 g de lentilhas
2 cebolas
2 cravinhos
Sal, pimenta
2 colheres (sopa) de margarina
100 g de tofu
2 cenouras
1 ramo de salsa
azeitonas pretas
2,5 dl de vinho tinto

Confecção:

Ponha as lentilhas de molho de um dia para o outro. Escorra e introduza na panela de pressão. Cubra com água, junte 1 cebola espetada com os cravinhos e tempere com sal. Tape a panela e coza durante 30 minutos após levantar pressão. Noutro tacho leve a alourar a restante cebola com a margarina e o tofu cortado aos cubos. Junte a cenoura cortada em rodelas, as lentilhas, previamente escorridas, e o ramo de salsa. Regue com o vinho tinto, rectifique o sal e tempere com pimenta. Deixe cozinhar, sobre lume brando, com o tacho tapado, durante cerca de 30 minutos. Junte as azeitonas e sirva.

Receita adaptada daqui.

Linguini vegetariano

Ingredientes
500 gramas de linguini cozido “al dente”
2 abobrinhas
1 cenoura
2 colheres de sopa de alho cortado em rodelas
1 cebola cortada em meias luas
10 azeitonas pretas
1 xícara de azeite de oliva
Folhas de manjericão
Folhas de rucula a gosto
Sal

Como Fazer
Corte as abobrinhas e a cenoura em tirinhas bem finas. Aqueça o azeite, frite o alho e junte as abobrinhas e a cenoura. Tempere com sal.
Acrescente as azeitonas e a cebola.
Refogue bem e adicione o linguini. Mexa bem, juntando o manjericão e a rucula. Regue com um fio de azeite.
Sirva bem quente.

Sopa de miso com legumes

Ingredientes
500 ml de água (+ 2 colheres de sopa)
2 colheres de sopa de arroz branco
450 gramas de mix de legumes salteados
400 gramas de tofu cortado em cubos
2 colheres de sopa de miso
1 colher de sopa de vinagre de cidra
Azeite
½ colher de açúcar
Sal (q.b.)

Modo de Preparo
Leve a água a ferver numa panela e junte o arroz
Cubra, reduza o calor para baixo/médio lume e coza por 10 minutos.
Junte os legumes salteados e deixe cozinhar até os legumes amolecerem (3 minutos)
Junte o tofu e deixe cozinhar por dois minutos
Retire do lume.
Dissolva o miso com as colheres de sopa de água e junte à sopa
Junte o vinagre e o açúcar
Tempere com um pouco de sal

Informações Adicionais
2 Porções
Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo Total: 30 Minutos
Preparação: Fácil

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bolonhesa de Soja

Ingredientes (para 4 pessoas):
2 chávenas de soja fina
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de molho de soja
2 cenouras
600ml de concentrado de tomate
sal q.b
noz-moscada q.b
1 ramo de salsa
esparguete integral q.b

Preparação:
Coloca o granulado de soja dentro de água, durante cerca de 20 minutos, para que hidrate, inche e aumente de volume.
Pica a cebola e o alho bem fininhos e deixa alourar ligeiramente no azeite quente. Junta logo de seguida o concentrado de tomate e um pouco de água para aumentar a quantidade de molho.
Escorre a água da soja através de um passador. Rega a soja com o molho de soja, e aguarda 2-3 minutos.
Introduz a soja no molho de tomate e mistura bem. Junta a cenoura em cubos pequenos.
Adiciona o sal e a noz moscada.
Tapa e deixa cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos.
Quando estiver pronto adiciona a salsa muito picadinha, e tapa novamente.
Entretanto coze esparguete integral para acompanhar a soja.