quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cocada de seitan com batata doce


Esta receita tanto pode servir a ovo-vegetarianos como a vegans bastante para isso, neste último caso não enfeitar o gratinado com ovo cozido.
Fiz questão de usar estes ovos em especial porque vieram directamente do campo de galinhas criadas ao ar livre e isso nota-se pela côr das gemas...
Aprecio especialmente este tipo de pratos que podem ser adaptadas "à vontade do freguês".

INGREDIENTES
(as quantidades utilizadas neste caso... dão para 4 pessoas, acompanhado de uma boa salada ou legumes salteados)
.1 batata doce "King size" (mesmo)
.1 cebola média
.3 c. de sopa de côco ralado
.1 e 1/2 cháv. de leite de soja ( in natura)
.1/2 lata de tomate pelado pequena
.1/2 pimento vermelho
. 200 g de seitan (cortado em tiras pequenas)
. 2 c. de sopa de molho de soja
.2 c. de sopa de azeite
.1/2 pacote de natas de soja
. 2 dentes de alho
.salsa q.b
. azeitonas pretas e 1 ovo cozido para enfeitar
. sal marinho q.b
. sumo de limão q.b

Cortei o seitan às fatias e depois às tiras e temperei com o molho de soja, o alho picado e um pouco de sumo de limão (deixei a absorver o sabor molho cerca de 30 min. mas não é imprescindível porque o sabor final pode ser apurado depois, no decurso da realização do prato). Depois de descascar e lavar a batata doce (a quantidade que aqui indiquei pode aer aumentada, pessoalmente não gosto muito de atulhar as receitas com batata) cortei-a às rodelas (não muito finas) e levei a cozer em água com um pouco de sal. Depois de escorridas coloquei-as no fundo do pirex.

Cozinhei as cebolas (cortadas às rodelas) no azeitel até amolecerem e fui juntando, progressivamente e por esta ordem, o tomate desfeito, o pimento cortado às tiras, o seitan (escorrido), o côco, o leite e deixei apurar (verificar se é necessário juntar mais sal.


No fim acrescentei as natas de soja e a salsa picada, envolvendo bem. Deitei esta mistura por cima das batatas e levei ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 min.

Decorei com azeitonas pretas e ovo cozido.

Sem comentários:

Enviar um comentário