quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sopa de castanhas e cogumelos


Gosto de comer todo o tipo de sopas de preferência evitando as mais "normais" porque seria um desperdício não aproveitar a hipótese que a natureza nos dá de combinarmos uma tão grande variedade de ingredientes disponíveis em cada estação do ano. Esta é um exemplo disso e sabe muito bem ao jantar bem quente ...

INGREDIENTES

. 500 g de castanhas
. 200 g de cogumelos frescos (usei os mais comuns)
.1/2 cháv. de cogumelos secos (trompeta negra)
. 1 cebola
.2 dentes de alho
.1 caldo de legumes
. 1 colh. de sopa de azeite
.1 colh. de sobrem. de manteiga vegetal
.1 colh. de sopa de cebolinho picada
.sal e pimenta qb


Cozi as castanhas (usei das congeladas) cerca de 10 min. Laminei os cogumelos frescos e guardei alguns para guarnecer. Piquei a cebola e o alho na vel.5 /3 segs acrescentei o azeite e salteei 3 mi/varoma /vel.2. Juntei os cogumelos laminados e os secos (previamente hidratados em água quente cerca de 10 min. e fervidos ao lume mais 5 min.). Programei mais 8 min./100º/vel.2. Depois acrescentei as castanhas e a água na qual cozeram e programei mais 8 min/100º/vel.2. Findo esse tempo triturei na vel.7 (não deixei ficar em creme muito fino porque gosto de sentir alguns bocadinhos de castanhas. Pode acrescentar-se mais água conforme se goste da sopa mais ou menos líquida rectificando os temperos.
Retirei do copo para uma terrina e juntei os cogumelos reservados e salteados na manteiga e o cebolinho picado.

Esta sopa pode guardar-se 3 dias no frigorífico e 1 mês no congelador (sem a guarnição) . Na altura que fôr utilizada aquece-se e podem juntar-se natas e a guarnição referida.

Sem comentários:

Enviar um comentário