segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Salada de trigo búlgaro e queijo feta

Esta receita foi retirada daqui. Ainda não a experimentei, mas fiquei com vontade. O trigo búlgaro existe nas lojas do Celeiro e da Terra Pura, bem como nos supermercados do Corte Inglés. Também existe em todas as cooperativas de produtos biológicos, cuja visita recomendo, devido à qualidade e frescura dos ingredientes.

O trigo búlgaro é um cereal rico em magnésio e com pouca gordura. Para as pessoas alérgicas ao glúten, o autor da receita recomenda que se substitua o trigo búlgaro por quinoa. Os pinhões estão muito caros, pelo que também pode substituí-los por nozes, ou amêndoa picada ou qualquer outro fruto seco.

Ingredientes para 4 pessoas

Queijo feta (cerca de 50 g)
Bulgur (100 g)
Pimento (1/2)
Pepino (1/2)
Cebola (1/4)
Tomate (1/2 grande ou 1 pequeno)
Pinhões (4 colheres de chá)
Temperos: sal, azeite, pimenta e coentros

Preparação

1. Coloque o bulgur em água, a demolhar, durante dez minutos. Escorra e reserve. Lave os vegetais.

2. Corte os pimentos e os pepinos em pequenos cubos, com cerca de meio centímetro cada. Faça o mesmo com o queijo feta, criando cubos com cerca de um centímetro. Corte o tomate em fatias finas e as mesmas em metades e quartos. Fatie a cebola.

3. Disponha nos pratos, sequencialmente, o bulgur, os cubos de pimento, pepino e queijo, os quartos de tomate e as fatias de cebola. Polvilhe com os coentros e os pinhões (uma colher de chá por prato). Tempere com sal, azeite e pimenta a gosto e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário