segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tarte de espinafres e queijo fresco

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

1 embalagem de massa folhada congelada
400 gr de folhas de espinafres
250 gr de queijo fresco (ou iogurte natural)
1 colher de chá de ervas aromáticas
50 gr de avelãs picadas
3 ovos
sal, pimenta e azeite q.b.

1. Pique e coza as folhas de espinafres a vapor ou com muito pouca água em lume brando e deixe cozer assim durante 10 minutos ou até a água ter evaporado. Escorra os espinafres e retire o excesso de líquido, pressionando as folhas contra a parede do coador com uma colher de pau. Transfira para uma tigela, junte o queijo fresco (ou iogurte), as ervas e as avelãs. Bata 2 ovos e junte ao preparado. Tempere a gosto com sal e pimenta e misture bem.
2. Pincele com azeite e forre o fundo de uma base para tartes de ir ao forno com uma das folhas de massa folhada (siga as instruções da embalagem). Espalhe o recheio. Cubra com a outra folha de massa folhada e aperte os rebordos para que fique bem selada. Pincele com o ovo que sobrou.
3. Leve a tarte ao forno previamente aquecido (200º, posição 6 no forno a gás) durante 15 minutos. Reduza a temperatura para 180º, posição 4 em forno a gás, e cozinhe durante mais 20 a 30 minutos.
4. Sirva com legumes grelhados ou salada verde temperada com sumo de limão e azeite

3 comentários:

  1. Laura, as receitas e imagens são de criar água na boca, mas porque têm a etiqueta "receitas para não vegetarianos"?

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo, na minha mente a ideia é cativar os não-vegetarianos para esta campanha, porque não precisamos de cativar os que o já são. Assim sendo, a minha ideia é pegar em receitas sem carne ou peixe, mas que não requeiram ter em casa coisas diferentes do habitual. Se só mostrarmos receitas com tofu, seitan, soja (coisas que os não vegetarianos normalmente não têm em casa) isso pode dissuadir as pessoas, por vezes. Lembro-me que, quando comecei a cozinhar, aborrecia-me com todas as receitas, porque me faltavam sempre ingredientes, até que aprendi a substituí-los. Talvez a etiqueta não seja a mais indicada, mas foi a que me ocorreu na altura...

    ResponderEliminar
  3. Eu há 14 anos deixei de comer carne, fui ainda uns tantos anos ovo-lacto vegetariano, e hoje em dia não uso sequer produtos lácteos, e portanto tento evitar receitas que os empreguem. Acho que num ponto a Laura tem razão, em que tudo acontece de uma forma gradual, e normalmente, ninguém vira vegetariano de um dia para o outro. De qualquer forma, hoje em dia já é bastante mais fácil encontrar tofu ou seitan que há uns 10 anos atrás. As lojas celeiro estão espalhadas por Lisboa e arredores (Almada, Alfragide), recordo-me de ter estado numa casa da especialidade em Portimão, havendo uma também no Porto no dolce Vita ao pé do estádio do Dragão. A casa chinesa na rua Sá da Bandeira também vende produtos vegetarianos. O Jumbo, o Intermaché e o pingo doce hoje em dia também têm produtos vegetarianos, se bem que acho os preços o Tofu e seitan bastante caros nos supermercados.

    ResponderEliminar