segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Talharim com cogumelos e queijo boursin

As receitas que vou partilhar convosco são direccionadas para não vegetarianos, para que estes possam aderir à campanha da terça-feira vegetariana, sem esforço e de forma económica. Assim, não são receitas vegan, algumas incluem sub-produtos animais, como queijo, ovos ou leite. As receitas que apresento hoje são rápidas de preparar e procurarei sempre apresentar alternativas saborosas aos ingredientes mais caros. Além disso, são receitas que as crianças gostam, o que também é importante.

Talharim com cogumelos e queijo boursin

Ingredientes para 4 pessoas

400 grs de talharim (pode ser substituído por qualquer tipo de massa que tenha em casa)
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de cebolinho fresco, picado (se não tiver fresco, pode ser seco e pode substituir por salsa ou qualquer outra erva aromática verde que tenha em casa)
250 grs de cogumelos fatiados (qualquer cogumelo serve, embora eu prefire este prato com shiitake)
125 ml de vinho branco seco (não obrigatório)
50 grs de queijo boursin (pode ser substituído por qualquer queijo fresco com ervas e/ou alho ou qualquer outro queijo para cozinhar)
125 ml de natas para bater
sal e pimenta

1. Coza a massa al dente (depois de a água estar a ferver, coloque a massa na panela com um pouco de sal e deixer ferver 8 a 10 minutos, consoante o tipo de massa)
2. Aqueça o azeite numa caçarola e frite a cebola e o alho até estarem macios. Junte metade do cebolinho, os cogumelos e o vinho. Deixe levantar fervura e cozinhe durante 2 minutos. Adicione então o queijo e as natas. Tempere com pimenta. Mexa bem para misturar e até o queijo se fundir.
3. Escorra a massa, junte-a ao molho e misture bem, deixando apurar durante mais 1 a 2 minutos.
4. Sirva decorado com o resto do cebolinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário